O Laboratório de Ecologia e Evolução (LEEv) do Instituto Butantan é um espaço que se dedica a pesquisar, conservar e ensinar sobre a vida dos repteis nativos, especialmente aqueles que estão ameaçados de extinção. Além de ser um laboratório de pesquisa, o LEEv funciona como um criadouro conservacionista, zoológico e criadouro cientifico, onde são mantidas tanto espécies de repteis nativos quanto exóticos. No LEEv, temos o serpentário, o reptário, o viveiro de espécies ameaçadas e diversos terrários que são espaços específicos para cuidar dos répteis, desenvolver atividades educativas e realizar estudos.
As pesquisas realizadas no LEEv têm caráter multidisciplinar e abrangem diferentes áreas do conhecimento, tais como: história natural, ecologia, reprodução, bem-estar, genética, comportamento, sistemática, biologia molecular, taxonomia, filogenia, biogeografia e evolução dos repteis sul americanos. Também investigamos algumas características dos venenos de animais peçonhentos, assim como aspectos educacionais relacionados à comunicação pública da ciência e educação em espaços não escolares. Aliando a produção de conhecimento com atividades educacionais significativas, o LEEv procura criar estratégias para o enfrentamento dos desafios que a biodiversidade e o clima enfrentam hoje, ajudando a proteger a diversidade genética das espécies de repteis da fauna brasileira.
Um dos pilares do nosso laboratório é zelar pelo manejo de boas práticas de todos os animais que estão sob os nossos cuidados. Neste manejo, nossa prioridade é amanutenção de elevados níveis de bem-estar animal, garantindo a eles, uma boa qualidade de vida.
No que diz respeito à educação, são desenvolvidas atividades como o “Mão na Cobra”, que permite que os visitantes interajam melhor com os animais, ajudando a sensibilizá-los sobre a importância da conservação das espécies. O LEEV também é responsável pela gestão de espaços históricos e emblemáticos do Butantan, como o serpentário e o reptilário, onde são desenvolvidas diversas atividades junto ao público visitante.
Oferecemos também cursos de extensão e supervisionamos alunos de diferentes níveis de formação, por meio da participação em Programas Pós Graduação de diversas universidades.
A articulação e integração de todas essas atividades e abordagens representa, em tempos atuais, o ponto de partida para estudos mais amplos ressaltando a importância da caracterização do nosso patrimônio genético para tomadas de decisões conscientes e informadas. Por meio dessa perspectiva, aliada às atividades de educação ambiental, divulgação científica e formação de jovens pesquisadores, o LEEv busca tornar-se referência na conservação in situ e ex situ de espécies brasileiras ameaçadas.