logo LEEV

Notícias

Instituto Butantan inaugura laboratório para preservar uma das cobras mais raras do Brasil

12/03/2025

A Ilha da Queimada Grande possui a 2ª maior concentração de répteis no mundo, abrigando 2,5 mil cobras de duas espécies diferentes. Uma delas é única no mundo: a jararaca-ilhoa (Bothrops insularis), espécie em extinção que acaba de ganhar um lugar especial na capital do estado. Seu serpentário no Instituto Butantan fica na nova sede do Laboratório de Ecologia e Evolução (LEEv). Inaugurada em fevereiro, ela agora está aberta ao público para visitação guiada. Saiba mais.

Butantan inaugura laboratório para conservação de serpentes

03/03/2025

A nova sede do Laboratório de Ecologia e Evolução receberá o público do Parque da Ciência Butantan por meio de visitas guiadas a partir desta 3ª feira (25.fev.2025). O espaço possui mais de 1.000 metros quadrados dedicados a ações e estudos voltados à conservação de serpentes ameaçadas de extinção – especialmente as nativas de ilhas litorâneas brasileiras. Saiba mais.

Instituto Butantan inaugura laboratório para preservar uma das cobras mais raras do Brasil

25/02/2025

Nova sede do LEEv tem áreas expositivas com enfoque em serpentes ameaçadas de extinção, além de um recinto que será dedicado à preservação da jararaca-ilhoa. Saiba mais.

Pioneira em bem-estar animal no Brasil, veterinária mudou a vida de gorila do Zoo de SP e hoje cuida das serpentes do Butantan

24/02/2025

Aos 11 anos, Cristiane Schilbach Pizzutto já sabia o que queria fazer da vida: cuidar do bem-estar dos animais. O sonho precisou esperar, é claro, mas foi realizado na vida adulta, quando concluiu sua formação em Medicina Veterinária pela Universidade de São Paulo (USP). De lá para cá, ela já trabalhou com onça-pintada, chimpanzé, girafas, peixes e até invertebrados, e se tornou uma das maiores especialistas em bem-estar animal e conservação do Brasil. Hoje, aos 52, assume a missão de cuidar das serpentes do Laboratório de Ecologia e Evolução (LEEv) do Instituto Butantan. Saiba mais.

Butantan inaugura laboratório de preservação das serpentes da Ilha das Cobras

11/03/2025

Não, a Ilha das Cobras não é sua antiga sala da faculdade . A Ilha da Queimada Grande, no litoral sul do estado de São Paulo, é conhecida por esse apelido por ser o lar de 4 mil serpentes, algumas delas ameaçadas de extinção. Saiba mais.

Riscos, desafios e medos: conheça a rotina de quem trabalha em um serpentário

02/02/2024

O Terra da Gente conversou com a diretora técnica do Laboratório de Ecologia e Evolução do Butantan (LEEV), Selma Almeida Santos, que há mais de 30 anos se dedica à produção científica no ramo de reprodução de serpentes. Saiba mais.

Serpentes da Amazônia: guia ilustrado encanta de alunos em alfabetização até pesquisadores

06/12/2023

Quinto exemplar da série com serpentes dos biomas brasileiros, guia descreve informações sobre habitat, alimentação, além de mapas de distribuição geográfica por meio de desenhos intuitivos. Saiba mais.

Morador filma 'combate' entre cobras-cipó; veja o vídeo

14/02/2022

Um morador de Larcedópolis, em Santa Catarina (SC) filmou uma cena inusitada: duas cobras-cipó (Chironius) entrelaçadas em um possível combate. O vídeo viralizou na internet e despertou a curiosidade de muita gente. Especialistas afirmam que batalha é para disputar a atenção da fêmea. Saiba mais.

Serpentes da Mata Atlântica são protagonistas de guia ilustrado

06/08/2019

Livro representa mais de 100 espécies de cobras pertencentes ao bioma e traz mapas que mostram a ocorrência de cada espécie. Saiba mais.

A ilha do litoral de São Paulo com a segunda maior concentração de cobras do planeta

24/02/2018

Uma pequena ilha rochosa, escarpada, sem praias e de difícil acesso, localizada a 35 km do litoral de São Paulo, entre as cidades de Peruíbe e Itanhaém, tem chamado a atenção ao longo dos último cinco séculos por uma característica insólita: é habitada quase que exclusivamente por uma espécie de cobra, a jararaca-ilhoa (Bothrops insularis). Saiba mais.

Livro: As Cobras-Corais do Brasil - Biologia, Taxonomia, Venenos e Envenenamentos

25/08/2016

Organizado por Nelson Jorge da Silva, o livro apresenta dados da origem e evolução de cada espécie de cobra coral do país e dados do parentesco entre essas serpentes. Também foram abordados os mecanismos de ação dos venenos e a melhor forma de socorrer quem tenha sofrido um acidente ofídico.

Na ilha das cobras

18/01/2016

Por Gilberto Smaniotto - Jornal da Band

Biólogos e veterinários do Instituto Butantan correm contra o tempo e lutam para que a Jararaca-Ilhoa não desapareça de vez do mapa. Essas cobras vivem na Ilha da Queimada Grande, a 35 quilômetros de Itanhaém, no litoral sul de São Paulo, um dos cinco locais mais perigosos do planeta.

Em um trabalho inédito, os especialistas estão retirando sêmem das serpentes que encontram na ilha, para testar em Jararacas-Ilhoas que estão em laboratório, no Butantan, um processo difícil, demorado e delicado. Saiba mais.

Ranking dos pesquisadores mais citados do Brasil

02/01/2016

O site Webometrics.info publicou recentemente listas dos pesquisadores com mais citações em cada país. Na lista apresentada, o Diretor e Pesquisador Otavio Augusto Vuolo Marques do Laboratório de Ecologia e Evolução é o segundo pesquisador do Intituto Butantan mais citado. Saiba mais.

Medalha de Prata na Genius Olympiad - Feira Internacional de Pesquisa

06/2015

Genius Olympiad - State University of New York, Oswego, NY - USA

Com o trabalho intitulado "COCONUT, A DREAM OF THE ILHOA: THE USE OF ACP 120 IN SEMEN REFRIGERATION FOR THE PRESERVATION OF BOTHROPS INSULARIS", os alunos Gabriela Yumi Takase e André Camargo Perello, ganharam medalha de prata na Genius Olympiad - Feira Internacional de Pesquisa. O trabalho foi orientado pela pesquisadora Kalena Barros da Silva, do Laboratório de Ecologia e Evolução, do Instituto Butantan.