25/08/2016
Organizado por Nelson Jorge da Silva, o livro apresenta dados da origem e evolução de cada espécie de cobra coral do país e dados do parentesco entre essas serpentes. Também foram abordados os mecanismos de ação dos venenos e a melhor forma de socorrer quem tenha sofrido um acidente ofídico.
18/01/2016
Por Gilberto Smaniotto - Jornal da Band
Biólogos e veterinários do Instituto Butantan correm contra o tempo e lutam para que a Jararaca-Ilhoa não desapareça de vez do mapa. Essas cobras vivem na Ilha da Queimada Grande, a 35 quilômetros de Itanhaém, no litoral sul de São Paulo, um dos cinco locais mais perigosos do planeta.
Em um trabalho inédito, os especialistas estão retirando sêmem das serpentes que encontram na ilha, para testar em Jararacas-Ilhoas que estão em laboratório, no Butantan, um processo difícil, demorado e delicado. Saiba mais.
02/01/2016
O site Webometrics.info publicou recentemente listas dos pesquisadores com mais citações em cada país. Na lista apresentada, o Diretor e Pesquisador Otavio Augusto Vuolo Marques do Laboratório de Ecologia e Evolução é o segundo pesquisador do Intituto Butantan mais citado. Saiba mais.
06/2015
Genius Olympiad - State University of New York, Oswego, NY - USA
Com o trabalho intitulado "COCONUT, A DREAM OF THE ILHOA: THE USE OF ACP 120 IN SEMEN REFRIGERATION FOR THE PRESERVATION OF BOTHROPS INSULARIS", os alunos Gabriela Yumi Takase e André Camargo Perello, ganharam medalha de prata na Genius Olympiad - Feira Internacional de Pesquisa. O trabalho foi orientado pela pesquisadora Kalena Barros da Silva, do Laboratório de Ecologia e Evolução, do Instituto Butantan.