logo LEEV

ESCORPIÕES DO BRASIL

Família Chactidae

Escorpiões de tamanho pequeno ou médio. Ocorrem na região amazônica, com exceção de duas espécies encontradas somente em regiões restritas do Nordeste. São geralmente escuros. Não apresentam tubérculo subaculear e o esterno tem formato pentagonal. São conhecidos 11 gêneros e 45 espécies no Brasil. Nenhuma espécie é considerada de interesse em saúde, não provocando acidentes graves.

Link com Foto da Família Chactidae

Note a ausência de tubérculo subaculear (parecido com um espinho) junto ao ferrão e o esterno com formato pentagonal (seta vermelha).

Espécies de Chactidae registradas para o Brasil.

São apresentadas as espécies-tipo de cada gênero e uma lista simplificada dos sinônimos (espécies que foram descritas originalmente como pertencentes a espécies distintas, mas que foram posteriormente consideradas uma única espécie). Os registros publicados para cada estado do Brasil são indicados em azul após o nome da espécie.

Gênero Auyantepuia González-Sponga, 1978

(Espécie-tipo: Auyantepuia scorzai (Dagert, 1957))


Citação sugerida:
Bertani R1, Giupponi APL2, Moreno-Gonzáles JA3. 2021. Escorpiões do Brasil - lista dos gêneros e espécies de escorpiões registrados para o Brasil (Arachnida, Scorpiones). Versão 1.0. On-line at http://www.ecoevo.com.br/escorpioes.php
1 – Instituto Butantan, Laboratório de Ecologia e Evolução
2 – Fundação Oswaldo Cruz, Instituto Oswaldo Cruz, Laboratório Referência Nacional em Vetores das Riquetsioses - LIRN/IOC
3 – Instituto de Biociencias, Universidade de São Paulo (IB-USP), São Paulo, Brasil